11 julho 2005

Arhats

Hoje vamos falar um pouquinho sobre os 18 Homens de Bronze, também conhecidos como 18 Arhats.



Seja em clássicos de kungfu como "Os 18 Homens de Bronze" (com Carter Wong, meu favorito de Os Aventureiros do Bairro Proibido) ou até mesmo em comédias como "God of Cookery" (com Stephen Chow, de Kung-fusão), aqueles caras pintados de bronze
(as vezes meio prateados) tem uma presença muito grande nas telas, nos levando a imaginar quem seriam estes monges.

No século VI, Ta Mo (ou Bodhidarma) criaria uma guarda especial, composta apenas pelos monges de caráter mais puro, integro e inabalável, conhecida como os 18 Luo Han (ou 18 Arhat, que pertenceriam à 3ª classe hierárquica budista- aprendem a verdade por meio de outros, mas a entendem por si mesmos). Estes receberiam um rígido treinamento com as mais avançadas técnicas marciais existentes no templo, sendo o Luo Han Quan (quan, ou chuan, quer dizer punho/estilo), então, um estilo legítimo e direto do Templo de Shaolin.Acredita-se que as 18 técnicas/posturas diferentes devem-se às estátuas dos 18 Arhats originais no Templo e devem ser treinadas com muito empenho e determinação.
Este número, sendo múltiplo de 9 (número muito importante na numerologia budista) é considerado de sorte. Na verdade, os
arhats originais seriam 16 (os primeiros 16 discipulos de Buda), e os dois restantes dicípulos de Ta Mo.

Criado com grande influência no budismo Ch'an (ou Zen, no Japão), suas técnicas dão grande importância à defesa (característica marcante deste estilo), e suas armas principais são as quatro armas básicas de Shaolin: facão, espada, bastão e lança.

Após a queima e conseqüente destruição do Templo, o Luo Han Quan se espalharia pela China, dando origem a vários sistemas diferentes de Kung fu.
Por Rafael Beltrame em www.agkf.cjb.net

Nenhum comentário: