08 agosto 2005

Chin Woo ( Jing Wu)

Oi pessoal, ja faz um certo tempo, não?

Antes de viajar pra São Paulo, meu computador estragou, e ainda nao retornou do concerto!
Desculpem a demora, mas não esqueci de vcs não! Agora estou de volta, mas ainda esperando meu computador...

Esta postagem é um tipo "step", pronta da minha página de kungfu, mas logo q tiver meu material de volta, prometo fazer algo mais elaborado, ok?

Ah, não esquecam de comentar, não é preciso registro e eu vou gostar da opinião de vcs


Chin Woo (Jing Wu)

Durante o período de invasões de estrangeiros à China, muitos mestres foram assassinados, legados foram perdidos e tesouros foram roubados. Os chineses eram conhecidos por alguns destes estrangeiros como “os Homens Doentes da Ásia”.
Em 1908, mestre Huo Yuan Jia (1867-1909) organizou em Shangai a escola Chin Woo (espírito ou essência marcial), com a intenção de impedir estas atrocidades, permitindo a todos os chineses a oportunidade de aprender kung fu e fortalecer-se a fim de defender o país.
O Tantui ensinado pelo sistema da Academia Sino Brasileira de Kungfu é um dos estilos incorporados ao currículo da Chin Woo [nota: Tantui é um estilo de kungfu que da ênfase no uso das pernas, como podemos ver no personagem de Xing Yu - Coolie/ Peão - de Kung Fusão].

Os filmes “A Fúria do Dragão” ( Fist of Fury -1972), com Bruce Lee, “A Nova Fúria do Dragão” (New Fists of Fury-1976), com Jackie Chan e“Lutar ou Morrer” (Fist of Legend -1994), com Jet Li, são inspirados na Chin Woo, contando a história de Chen Zhen ao investigar a morte de seu mestre, desconfiando de uma academia rival japonesa.

Atualmente, Jet Li estaria fazendo um filme sobre a historia do criador da Chin Woo


Por Rafael Beltrame
Agradecimentos a André Mattos , http://www.chinwoo.com/history.htm (site da Chin Woo) e http://www.monkeypeaches.com/0507M.html#18A (Monkey Peaches)

3 comentários:

Anônimo disse...

Chin Woo e Jing Wu, qual é cantonês e qual é mandarim?

Falando em Jing Wu, o nome do ator que faz o vilão do novo filme de Donnie Yen (Sha Po Lang) se chama Wu Jing!! Interessante, não?

Anônimo disse...

acredito q chin woo seja mandarin, pelo fato de os nomes das formas deste estilo estarem em mandarin (na pagina)..

essa do wu jing eu nao sabia!

Anônimo disse...

Oi, tv dando uma olahda aki no blog( vi o endereço na comu de Filmes de Kung Fu la no orkut) ae vi essa postagem sobre o Jing Wu e me interessei! Eu pratico Kung Fu e tm um kati q c chama Jing Wu - Fist. Dv ter uma grande relação com os nomes dos filme neh!