07 julho 2005

Quem é o Drunken Master?





este texto originalmente foi escrito no meu falecido blog "coisasdorafael"

QUEM É O DRUNKEN MASTER?

Várias pessoas me perguntaram: mas q diabos é um drunken master?! Quem é esse véinhu feio no teu MSN?

Para responder as perguntas, vamos conhecer primeiro este "véinhu feio"...


Simon Yuen Siu-Tin (1912-1980)

Simon Yuen é o patriarca do q viria a ser conhecido como "O Clã Yuen", 12 irmãos q participam em diversas funçoes em filmes, seja produzindo, atuando ou no trabalho de dublê .

Formou-se instrutor na Opera de Peking (onde treinaram Jackie Chan, Sammo Hung e Yeun Biao - este ultimo nao faz parte do "Clã Yuen") treinando inclusive seu filho mais famoso Yuen Wo Ping, o coreografo de lutas dos filmes "Matrix" e "O Tigre e o Dragão".




Simon participou de vários filmes, sendo o apice de sua carreira aos 67 anos, fazendo o papel do mestre bêbado em dois filmes de jackie chan- Snake in the Eagle's Shadow e Drunken Master (ambos em 78). Em 1980 ele retornaria ao papel do do velho mestre mendigo So, de Drunken Master, no filme Magnificent Butcher, mas sofre um ataque cardiaco e é substituido por Fan Mei-Sheng.
Contudo, as conquistas de sua carreira ficaram para sempre na historia dos filmes de Kungfu...


Mas o q diabos é um drunken master?


O drunken master é um mestre do estilo Zui Quan, ou Boxe do Bêbado, que na realidade nao é um estilo proprio, e sim um "sub-estilo", q pode ser incorporado em outros estilos... assim como muitas historias de kungfu, nao posso confirmar isso, mas é a informaçao q tenho.
apenas alguns estilos possuem tecnicas proprias de bebado, mas estes sao guardados a sete chaves.


Os movimentos do zui quan sao baseados nos "Oito Deuses Imortais", uma lenda taoista (figura acima), e parecem descordenados e sem proposito, mas esse é o objetivo: enganar o adversario e ataca-lo qd e onde ele nao espera. alem da destreza da movimentaçao, o praticante tem q ter um corpo forte, agil e flexivel..por isso, o treinamento é muito rigoroso e árduo.


Nos filmes onde Simon Yuen é o drunken master, seus metodos sao no minimo dolorosos (e nao devem ser seguidos!), com bambus para corrigir postura, segurar vasos com agua para a força, e eventuais espancamentos...


Dizem q o praticante bebia um pouco para sentir menos dor dos golpes adversarios e tb para soltar o corpo, além de ser mais convincente como um bebado, mas isso é nao é nem um pouco confirmado!


Além de tudo, minha curta experiencia atual no kungfu e em campeonatos me diz q o estilo do bebado é sempre visto com muita expectativa dos curiosos por ser acrobatico, divertido e diferente...
Qd estou apresentando, nao sao muitos q param pra olhar..mas basta apresentar bebado ou macaco q o povo se aglomera com olhos vidrados! claro q muitas vezes é so um show, nao tendo nem uma técnica real, apenas acrobacias...mas ainda assim é divertido ver...


bom...acho q isso explica tudo q eu tinha pra falar sobre o drunken master...e nao venham mais me pedir pra trocar minha figura do MSN!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria, Rafael! Se um dia eu for comentar sobre Drunken Master ou qualquer outro filme que use drunken boxing no ASIAN FURY vou direcionar um link pra essa matéria, falou?

Anônimo disse...

brigadão, takeo!

Anônimo disse...

Cara eu adorei sua matéria ! explica bem este estilo! porem quero lhe perguntar sab se existe algum lugar no planeta terra que enssine o zui quan! na verdade meu avo sabia! mas infelizmente e que esteja com Deus ele nao terminou de me enssinar e eu o prometi aprender! questão de honrra!

por favor se souber de qualquer coisa que me ajude!

mande ao meu msn por favor

Zurebinha_pirata@hotmail.com

serei eternamente agradecido
abraço , fica com Deus !

Anônimo disse...

Veja em
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Drunken_Master_ou_simplesmente_Siu-Tin
Voce foi bastante informativo!
rsss