21 dezembro 2010

Liu Bei, Guan Yu, Zhang Fei e o Kung Fu - parte 2

Guan Yu:
Como vimos anteriormente, é comum a história real destes heróis misturarem-se com a fantasia. No caso de Guan Yu, a fantasia tomou proporções muito maiores e pouco se sabe de sua vida real.
Guan Yu alistou-se no exército formado por Liu Bei para lutar contra os Turbantes Amarelos, conseguindo com a vitória um cargo no governo.
Junto com Zhang Fei, Guan Yu era um general no exército de Liu Bei, ganhando muitas batalhas e eliminando generais inimigos.

Guan Yu, como visto em uma série de Tv sobre os Três Reinos.


No Kung fu:
Guan Yu, ou Kwan Kun como é mais conhecido para os praticantes de kung fu, foi um homem alto e forte, de muita coragem e honra. Atribui-se a ele a criação do “Guan Dao” (A Lâmina de Guan), e mesmo esta tem mais de uma versão.
Uma delas seria que um ferreiro teria feito a arma a partir de um dragão verde, e mais tarde pertenceria a Guan Yu e por isso seu guan dao seria conhecida como “Lâmina Crescente Dragão Verde”.
No entanto, existem dúvidas da existência desta arma no mesmo período em que Guan Yu a teria usado. A lenda também fala que a arma pesaria quase 50 quilos, mas é mais provável que seja apenas parte da fantasia criada pelo autor do Romance dos Três Reinos, Luo Guanzhong. O fato é que se têm registros da arma sendo utilizada como ferramenta de exercício, ligada a pratica das formas do kung fu. Era também parte do teste de força em exames para oficial do exército.
A figura de Guan Yu é muito popular como um “deus protetor” e como um “deus da guerra”, sendo cultuado tanto no Budismo quanto no Taoísmo.
Além disso, muitos estilos de kung fu têm em seu currículo formas de guan dao, e na dança do leão há um leão com a face vermelha e barba negra simbolizando o general Guan.

2 comentários:

Azrael_I disse...

Faltou mencionar que a lenda de Guan Yu diz que o famoso general teria a face bem vermelha e a barba longa, até os pés(e por isso o leão em sua homenagem tem esse aspecto).

Olha, eu já andei estudando a respeito do Kwan Dao; realmente, existem alguns exemplares desta arma que pesam 50 kg, mas eles são usados para treinamento(a lança de combate pesa cerca de 5-10 Kg). Por outro lado, exagerada mesmo é a lenda de Lu Bu, que diz que ele usava uma arma que pesava 100 Kg em combate...!

Unknown disse...

Meu amigo, vc não teria algum link par baixar esse filme né?!
Gostaria muito de assisti-lo

Obrigado