12 novembro 2010

Anéis de Ferro

Muito utilizados em estilos do sul, principalmente o Hung Gar, estes anéis servem um tipo de treino de pesos, fortalencendo ombros, braços, tendões, etc. Existem outras melhoras, como resistência e velocidade, além do treino interno de concentração, dedicação, e o treino geralmente se dá em conjunto com a prática de técnicas básicas (socos) e/ou rotinas (formas/taolus/katis). Apesar do uso nos tornozelos não ser comum, não está fora das práticas possíveis com os anéis.

Uma observação importante é o material: cobre e aço são mais seguros de usar. O cuidado com o contato contínuo da pele com outros materiais é importante, pois existe ate mesmo um risco de infecção.


O treino com pesos não é estranho no kung fu: podemos ver em livros mais antigos e gravuras o uso de vários acessórios como auxilio ao treino diário.

Em filmes, eles são usados para atacar ou defender (como em Kung Fu Hustle), mas na prática seria muito pouco provável, não apenas pelo material, mas pelo desconforto nos antebraços.

Kung Fusão (detesto esse título em português)


Câmara 36 de Shaolin

Um comentário:

Takeshi Age of Asia disse...

eu achava que estes anéis só existissem nos filmes.