Como vimos anteriormente, é comum a história real destes heróis misturarem-se com a fantasia. No caso de Guan Yu, a fantasia tomou proporções muito maiores e pouco se sabe de sua vida real.
Guan Yu alistou-se no exército formado por Liu Bei para lutar contra os Turbantes Amarelos, conseguindo com a vitória um cargo no governo.
Junto com Zhang Fei, Guan Yu era um general no exército de Liu Bei, ganhando muitas batalhas e eliminando generais inimigos.
Guan Yu, como visto em uma série de Tv sobre os Três Reinos.
No Kung fu:
Guan Yu, ou Kwan Kun como é mais conhecido para os praticantes de kung fu, foi um homem alto e forte, de muita coragem e honra. Atribui-se a ele a criação do “Guan Dao” (A Lâmina de Guan), e mesmo esta tem mais de uma versão.
Uma delas seria que um ferreiro teria feito a arma a partir de um dragão verde, e mais tarde pertenceria a Guan Yu e por isso seu guan dao seria conhecida como “Lâmina Crescente Dragão Verde”.
No entanto, existem dúvidas da existência desta arma no mesmo período em que Guan Yu a teria usado. A lenda também fala que a arma pesaria quase 50 quilos, mas é mais provável que seja apenas parte da fantasia criada pelo autor do Romance dos Três Reinos, Luo Guanzhong. O fato é que se têm registros da arma sendo utilizada como ferramenta de exercício, ligada a pratica das formas do kung fu. Era também parte do teste de força em exames para oficial do exército.
A figura de Guan Yu é muito popular como um “deus protetor” e como um “deus da guerra”, sendo cultuado tanto no Budismo quanto no Taoísmo.
Além disso, muitos estilos de kung fu têm em seu currículo formas de guan dao, e na dança do leão há um leão com a face vermelha e barba negra simbolizando o general Guan.